segunda-feira, 7 de julho de 2008

INSTRUINDO ALUNOS SOBRE DROGAS

INSTRUINDO SEUS ALUNOS SOBRE DROGAS ( por Sergio e Magali Leoto)

INSTRUINDO SEUS ALUNOS SOBRE DROGASPode ser triste mas é a realidade - e precisamos AGIR diante dela : temos que usar o tempo de convivência na Igreja, para informar e instruir nossos alunos contra as drogas. Líderes cristãos de todas as partes do país, têm sido procurados por pais desesperados com o assédio de traficantes aos seus filhos, na escola, no trabalho, nas rodas de amigos E ATÉ DENTRO DAS IGREJAS !
Assim sendo o estudo a seguir, tem a intenção de ajudá-lo a falar sobre o assunto. Este texto não tem a intenção de "esgotar" este tema, mas sim iniciá-lo. Você querido líder, com sua criatividade maravilhosa, é quem irá complementá-lo, OK ? Então, MÃOS À OBRA !
1. O PERIGO BEM PERTO DE NÓS
Os traficantes de drogas, estão mais perto do que imaginamos. Eles se disfarçam de "bons amigos", "vendedores de pipoca", "caras de sucesso", "executivos de boa aparência", e podem estar perto da sua escola, próximos à vizinhança, numa casa de shows ou infiltrados em um local de trabalho.
A conversa deles é sempre a mesma : - "Experimenta só uma vez. Você vai ver como é bom !". O resultado também é quase sempre o mesmo : mais um adolescente ou jovem viciado - mais uma vida que é feita escrava - mais um futuro destruído ! Aquele que no início se mostrava "amigo", agora vai se revelar alguém que pode ser comparado com um "demônio". Afaste-se de quem lhe oferece drogas !
ESTA, NÃO PODE SER A SUA HISTÓRIA ! NÃO CAIA NESSA CONVERSA DE ALGUÉM QUE VEM COM "APARÊNCIA DE AMIGO", PARA LOGO DEPOIS ARRASAR SUA VIDA !
2. POR QUE AS PESSOAS CAEM NAS DROGAS ?
As histórias e as desculpas para a entrada no mundo das drogas, são as mais variadas. Mas qual seria dentre todas a principal ? Muitas pessoas crêem que é a "CURIOSIDADE": a procura por novas sensações, aventuras, correndo riscos, seria a "razão principal" para o início do vício.
Ao que nos parece, a curiosidade não deve ser considerada CAUSA, mas sim CONSEQUÊNCIA de problemas mais profundos. Estes problemas, geralmente se tornam mais graves, na área da convivência familiar. Não saber conduzir as dificuldades do dia a dia, de uma forma equilibrada na família, tem se tornado uma "brecha" muito aproveitada pelo submundo do tráfico.
A imprensa vem noticiando que os mandantes das vendas de drogas, vêm investindo em "aulas de psicologia para traficantes". O objetivo é que eles reconheçam e se aproximem de jovens com semblantes tristes, para iniciarem uma "amizade - aconselhamento". Obviamente eles irão manipular a situação, sugerindo que "o melhor remédio contra a chateação do lar, é usar drogas !". Uma convivência familiar saudável, é importantíssima para prevenirmos o vício dos entorpecentes.
3. VIDA FAMILIAR EQUILIBRADA : AÇÃO PREVENTIVA
O livro "DROGAS: COMO EVITAR" (Eirene Brasil / Corpo de Psicólogos e Psiquiatras Cristãos, Ed. Ultimato), avalia o seguinte :"Todos os estudos a longo prazo até hoje concluídos, nos levam à mesma direção. Em crianças emocionalmente sadias e satisfeitas, o risco futuro de se tornar um viciado é menor. Em contrapartida, crianças potencialmente suscetíveis ao vício, já cedo emitem sinais de alerta.Sobre estes conhecimentos é que se constrói a prevenção. O problema é que não se sabe exatamente como se origina a dependência e quais são suas causas. Em compensação, sabemos que existem vários 'fatores de proteção', que fortalecem as crianças e os jovens contra o vício. Esta prevenção não é 100% segura, mas certamente reduzirá substancialmente o risco da dependência de drogas. Hoje podemos afirmar, com segurança, que crianças com vida emocional equilibrada e convicções fortes, têm maiores chances de mais tarde, não se tornarem viciadas".(op.cit.pág.12).
Este mesmo livro aponta alguns princípios fundamentais, para que a família trabalhe com equilíbrio o desenvolvimento dos filhos :
a) SEGURANÇA EMOCIONAL - "As crianças precisam de segurança emocional : concretamente isto significa que necessitam estar certas do amor e da dedicação de seus pais e de outros adultos que fazem parte do seu mundo". "Segurança emocional significa poder dizer : 'Mesmo que eu esteja estressado, ou que não tenha tempo para você, ou que estejamos nos desentendendo, apesar de tudo, pode ter certeza de que o amo assim como você é". (op.cit.pág.16 e 17).
b) RECONHECIMENTO E APROVAÇÃO - "Todos sabemos que as crianças precisam de elogios. Os elogios funcionam da mesma forma que o amor - não importa apenas se elogiamos, mas como elogiamos. Os adultos não devem elogiar apenas os sucessos de seus filhos; muito mais importante é elogiar os esforços que eles fazem para atingi-los. O que tudo isso tem a ver com prevenção de vícios? Muito simples : o elogio e o reconhecimento que a criança experimenta, fortalecem sua auto confiança também contra as drogas". (op.cit.pág.22 e 23).
c) COERÊNCIA ENTRE PALAVRA E ATITUDE - "Os pais são os exemplos mais importantes; são observados constantemente por seus filhos. Tanto que desde cedo, os filhos já sabem discernir se aquilo que os pais falam realmente corresponde à realidade. Em nenhum outro caso, a contradição entre boas palavras e maus atos é tão grande, quanto em relação aos vícios que os pais têm (bebida, fumo etc)". (op.cit.pág.32). Os pais dizem que o fumo e a bebida fazem mal à saúde, mas eles próprios fumam e bebem.
4. PRINCIPAIS TIPOS DE DROGAS
Existe uma variedade imensa de drogas. O psicólogo Dr. Jamiel Lopes, em seu livro "ABRINDO O JOGO COM O ADOLESCENTE" (Ed. Candeia, pág. 67-69), apresenta uma divisão em três tipos :
a) DROGAS DEPRIMENTES - aquelas que deprimem a atividade do sistema nervoso central. Sub dividem-se em :
* SEDATIVOS E HIPNÓTICOS : TRANQÜILIZANTES, BARBITÚRICOS (causam dependência físico-psíquica e provocam graves sintomas de carência, convulsões e psicoses tóxicas) e outras substâncias como o HIDRATO DE CLORAL, o ÁLCOOL (causa dependência físico-psíquica, provoca danos aos nervos e outras doenças como a cirrose hepática), etc.* HIPNO-ANALGÉSICOS : ÓPIO, MORFINA, HEROÍNA, CODEÍNA (causa dependência físico-psíquica e é encontrada em forma de pastilhas e xarope para tosse), etc* SUBSTÂNCIAS VÁRIAS : LOLÓ, LANÇA PERFUME, COLA DE SAPATEIRO (estas três, causam dependência psicológica e provocam danos à percepção, à coordenação e ao juízo), TÍNER, GASOLINA, etc.
b) DROGAS ESTIMULANTES - aquelas que aumentam a atividade do sistema nervoso central. Entre elas : "BOLINHAS", ANFETAMINAS (Causam dependência físico-psíquica e provocam psicoses tóxicas, além de ilusões e alucinações), COCAÍNA (causa dependência psíquica e provoca depressão e convulsões, podendo até levar à morte, caso o uso seja excessivo), EFEDRINA, etc.
c) DROGAS ALUCINÓGENAS - são aquelas que levam o sistema nervoso a um funcionamento anormal, provocando alucinações. Por exemplo : MACONHA (causa dependência psíquica e provoca bronquites, conjuntivites e danos nos cromossomos), LSD (causa possível dependência psíquica e provoca reações de pânico, podendo agravar psicoses existentes), HAXIXE (é uma substância sólida da cor de café, que provoca dependência psíquica, conjuntivites e psicoses), etc.
Claro que não estamos abordando TODAS as drogas, pois a lição seria muito longa ! Mas além destas, vamos chamar a atenção a mais duas :
· ECSTASY LÍQUIDO - O ecstasy original, foi usado durante 20 anos em tratamentos psicoterápicos e nos anos 90, como anestésico em cirurgias, mas hoje está proibido. A droga voltou ao mercado com nova roupagem, produzida em laboratórios clandestinos. A droga visa atingir ao público adolescente. Ela é distribuída em festas, discotecas e tida como afrodisíaca. Alguns jovens, depois de consumirem apenas uma ou duas ampolas, acabaram morrendo.· CRACK : nada mais é do que a cocaína para ser fumada e não cheirada. Quando uma pessoa fuma Crack, sente-se excitada, forte e poderosa. Em segundos, a euforia passa e ela fuma de novo, e de novo ... Quando o efeito vai embora, provoca uma terrível angústia, seguida de depressão. Para sair deste estado a pessoa fuma novamente, tornando-se dependente. A droga tem conseqüências trágicas para a saúde do viciado. Ela vai direto aos pulmões, (queimando suas paredes), para o coração e cérebro. Pode provocar derrame cerebral e ataque cardíaco, às vezes fatais.
5. A BÍBLIA E O VÍCIO
Embora a Bíblia não mencione toda esta variada quantidade de drogas que acabamos de examinar, ela diz algumas coisas contra o excesso de bebida e estabelece certos princípios, que poderiam aplicar-se à questão do vício. O psicólogo Dr. Gary Collins, em seu livro "ACONSELHAMENTO CRISTÃO" (Ed. Vida Nova, pág. 332), menciona alguns destes princípios :
a) Não transgrida a lei : a Bíblia nos dá instruções para sermos cidadãos cumpridores da lei (Rm 13:1-5; 1Pe 2:13-17). É errado portanto, comprar, vender, aprovar, possuir ou usar qualquer droga ilegalmente.
b) Não espere chegar a Deus através das drogas : há alguns anos atras, um livro controvertido afirmava que as drogas facilitavam o caminho a Deus. Certamente desconhecem a afirmação bíblica de que nos aproximamos do Senhor, pelo único caminho que é Jesus e que devemos fazê-lo com mente limpa (Jo 14:6; 1Tm 2:5;1Ts 5:4-8; 1Pe 1:13). A palavra original grega, usada para FEITIÇARIA é pharmakeia e refere-se quem prepara drogas para fins religiosos. A FEITIÇARIA sempre foi condenada pela Bíblia (Gl 5:16-21; Ap 9:20-21; 18:23; 21:8; 22:15).
c) Não se deixe dominar por coisa alguma : isto certamente inclui uma proibição contra sermos controlados pelas drogas ou viciados nelas, inclusive o álcool (1Co 6:12).
d) Não suponha que as drogas resolvem problemas ou reduzem tensões : a pessoa que foge através das drogas, deixa de reconhecer o ensino bíblico de levar os nossos fardos a Cristo, onde podemos enfrentá-los francamente e tratar deles diretamente (Mt 11:28-30; 1Pe 5:7; Sl 55:22).
e) Embriaguez é condenada e chamada de pecado : certamente a condenação não cabe apenas ao álcool. Não devemos embriagar-nos com nenhuma substância química. (Pv 20:1; 23:29-31; Is 5:11; Rm 13:13; 1Co 5:11; 6:10; Gl 5:21; Ef 5:18; 1Pe 4:3; 1Ts 5:7-8). 6. VÍCIO DE DROGAS : É UMA DOENÇA OU É UM PECADO ?
Muitos cristãos têm encarado este vício como um pecado, que deve ser confrontado, confessado e interrompido. Outros conselheiros cristãos e ex-viciados (inclusive membros de organizações de recuperação), afirmam que o vício é uma doença (que o viciado não tem forças para interromper) e que deve ser tratada como tal.
O Dr. Gary Collins, afirma o seguinte : "Talvez seja mais correto concluir que o vício é tanto um pecado, quanto uma doença. O viciado decidiu originalmente submeter seu corpo a um veneno, mas o veneno tomou o controle e a pessoa tornou-se incapaz de interromper a deterioração sem a ajuda de outros. (...) O viciado deve ser ajudado profissionalmente a vencer a doença e ensinado espiritualmente a viver o resto de sua vida, em obediência e submissão a Jesus Cristo. Só então, o difícil problema será verdadeira e eficazmente resolvido".
Não é impossível abandonar a droga, quando há o desejo de sair dela. O tratamento, em alguns casos, pode ser feito em casa com a ajuda da família. Na maioria das vezes entretanto, é preciso internamento para sair de vez da situação, segundo os especialistas. Existem vários ministérios que desenvolvem o trabalho de recuperação de dependentes químicos como: Desafio Jovem, Esquadrão Vida, Rapha, Centro de Resgate Shalom, entre outros.
FIQUE ESPERTO ! NÃO CAIA NESSA, NEM DEIXE SEUS AMIGOS OUVIREM "PAPO DE TRAFICANTE"! NÃO TENHA DÚVIDA DE QUE A DROGA TEM UM OBJETIVO MAIOR DO QUE ESCRAVIZAR VOCÊ: ELA QUER ACABAR COM A SUA VIDA !

Nenhum comentário: